PQ2023

PQ STUDIO

 

PQ Studio é uma plataforma educacional ativa que consiste em quatro seções com curadoria internacional   

que promovem o trabalho e o desenvolvimento de artistas emergentes, designers profissionais e educadores artísticos.   

As inscrições são abertas e comissariada por um curador internacional da PQ.   

 

Diretora Artística PQ`23: Markéta Fantová   

Curador PQ Studio: Patrick Du Wors   

 

(texto da Quadrienal de Praga, livremente traduzido pela PQBrasil)

 

O PQ Studio serve como um espaço exploratório, experimental e reflexivo, oferecendo uma ampla variedade de oportunidades de aprendizagem para alunos, educadores e qualquer pessoa interessada em obter novas experiências, habilidades e inspiração na profissão de teatro e desenho da performance / cenografia.

 

 

1. WORKSHOPS E MASTERCLASSES

Quem pode se inscrever: designers, técnicos, arquitetos e outros artistas em exercício, envolvidos na criação teatral, bem como educadores, acadêmicos e gestores artísticos de todos os campos das artes visuais e cênicas para conduzir workshops e masterclasses. Workshops acontecerão no coração de Praga, no Theatre Academia de Artes Cênicas (DAMU).

 

1.1. Workshops intensivos de vários dias, voltados para apresentação de resultados

O PQ Studio irá programar um pequeno número de workshops intensivos, de vários dias, voltados para apresentação de resultados, e um maior número de oficinas exploratórias. Os workshops baseados em resultados têm um resultado claramente articulado, que será realizado, exibido ou apresentado ao público em vários locais do centro de Praga.

 

1.2. Workshops Exploratórios

Os workshops exploratórios encontrarão seu fundamento na pura exploração artística, transmissão de conhecimento ou desenvolvimento de habilidades tangíveis dos participantes individuais. A PQ também convidará acadêmicos, teóricos, historiadores, críticos e pedagogos para elaborar debates no estúdio; fazendo uma pausa essencial de nossos ciclos de criação para refletir e olhar para o futuro do desenho da performance / cenografia. Após uma chamada aberta internacional, os workshops com curadoria serão conduzidos por praticantes de classe mundial designers, técnicos, arquitetos e outros artistas envolvidos nas artes plásticas e cênicas. A maioria dos workshops terá lugar no coração de Praga, na escola DAMU, embora alguns também aventurem-se em espaços encontrados ou ambientes específicos do local.

 

Deadline: 31 Maio 2022

Anúncio oficial das propostas selecionados: 31 Junho 2022

inscrições para participar dos workshops e assistir às masterclasses SERÃO ABERTAS no 2o semestre/2022

 

 

 

2. PROJETO DE DESIGN (IN)COMUM

Este projeto se destina a qualquer tipo de artes cênicas, ciências, artes visuais, novas mídias e instituições de ensino de arquitetura e suas equipes de alunos. A PQ está interessada ​​em descobrir como os designers emergentes (até cinco anos de profissão) trabalham em diferentes partes do mundo. Escolas e alunos serão selecionados por meio de uma chamada aberta para trabalhar com uma peça, texto, poema ou qualquer outro material selecionado pelo curador da seção PQ Studio. Todas as equipes participantes serão solicitadas a entregar um desenho da performance / cenografia pronto para exibição. Os projetos serão apresentados e os alunos receberão feedback, durante o festival, de designers renomados.

 

Inscrições: de 1o Setembro a 1o Outubro 2022, Professores, Formadores e Instrutores devem submeter seus formulários indicando o desejo de participar com seu curso ou pesquisa independente (para estudos avançados)

 

 

 

3. PQ STUDIO FESTIVAL

Curador PQ Studio Festival: Patrick Du Wors e Michal Láznovsky

O PQ Studio Festival é talvez a parte mais estimulante do PQ Studio que fala sobre a nossa experiência contemporânea em desenho da performance / cenografia. Haverá uma chamada aberta para designers emergentes (até cinco anos de profissão), diretores, coreógrafos, performers e artistas para trazerem suas mais recentes performances em que o desenho da performance desempene um papel fundamental. O PQ Studio Festival apresentará trabalhos interdisciplinares realizados no coração de Praga.

 

Deadline: 31 Maio 2022

 

 

Para mais informações sobre os projetos do PQ Studio, clique aqui.